domingo, 28 de agosto de 2005

Tabaco

Como muitos dos nossos leitores sabem eu sou fumador, apesar de andar a tentar deixar de fumar, ou pelo menos reduzir para 5 cigarros por dia o que já seria menos mau...
Agora o que eu não entendo é porque do preço tão elevado do tabaco...
Se os bens de primeira nessecidade têm um imposto de 5% ou 12% e os luxos têm um imposto de 21%, não entendo como é que pôem um imposto superior a 400% no tabaco.
Sim 400%, pois não sei se sabem mas um maço de tabaco custa menos de o,50 € tudo o resto são impostos. Eu percebo que não se possa fumar em recintos fechados, aliás até sou a favor pois ninguem tem de levar com o fumo de ninguem, até sou capaz de perceber a Lei que saiu em Espanha que proibe os condutores de fumarem devido a ser uma distração o que até é uma boa lei pois obriga os condutores a descansarem a condução de certo em certo tempo para uma pausa de tabaco, agora porem um preço tão exorbitante num produto que para muitas pessoas é de primeira nessecidade, isso eu não percebo. A vida é de quem a tem e cada um é livre de a estragar da maneira que quiser.
Ah e não me digam que o estado precisa dos dinheiros dos impostos do tabaco. Se muitas pessoas não passam sem o tabaco, também é verdade que muitas pessoas não passam sem alcool, ou sem um qualquer medicamento, então porque não aumentam também tais produtos... (ok os medicamentos não mas se pensarem bem há muitos bens que tambem são luxos para quem as usa e estraga a vida de quem está por perto, como por exemplo a gasolina)
Chega de quererem gerir as contas do estado à conta das pessoas que Fumam. Por ano o estado faz mais de mil milhões so em impostos de tabaco!!!
É necessario uma revolução e já!
Para a Presidencia vota Mente Perversa...
Passem Palavra

1 comentário:

Francisco Ferreira disse...

É justo o tabaco ser caro, eu não fumo e não devo ser obrigado a tratar os tratamentos de saude de quem fuma activa ou passivamente. Toda a gente sabe que o tabaco mata, por isso, não sei porque se queixam.